247x470

Qual o melhor dia para engravidar no ciclo menstrual?

Posted in Dicas Para Engravidar | 1 comment

Qual o melhor dia para engravidar no ciclo menstrual?
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
Quero engravidar!

Há técnicas para saber o melhor dia para engravidar de acordo com seu ciclo menstrual.

Você está pensando em engravidar? Já fez algumas tentativas, mas ainda não conseguiu? Não se preocupe, engravidar não é tão fácil quanto parece às vezes. Como você ovula apenas vez no mês, existem apenas 6 dias por ciclo em que você pode engravidar: os cinco dias anteriores e o próprio dia da ovulação. Isso por que o esperma do homem pode viver até 5 dias dentro de você. Mas não se assuste, existem diversas formas que podem ajudar você a aumentar as chances de acertar o dia para ter relação com seu marido. Uma das mais simples é fazer o controle do seu dia fértil pela famosa tabelinha. Este é um método muito conhecido, mas que por vezes gera dúvidas e, por isso, acabam sendo divulgadas muitas informações desencontradas a respeito dele.

Como funciona a tabelinha?

Tabelinha para engravidar.

Entender o seu ciclo menstrual e aplicar a técnica da tabelinha te ajudará a engravidar.

Esse método, também usado (mas não recomendado!) na contracepção, é o simples controle do dia que você ovula. Mulheres com o ciclo menstrual regular ovulam próximo do 15º dia após o primeiro dia da menstruação. No entanto, não pegue um calendário e marque esta data. Esse não será o melhor dia para engravidar como costumam dizer. O melhor dia para que a relação aconteça, de acordo com pesquisa publicada no Journal of Reproductive Medicine é dois dias antes da ovulação, pois o esperma tem um tempo de aproximadamente de 10 horas de preparação para tornar-se um espermatozóide pronto para fertilizar o óvulo. Então é bastante menos eficiente ter a relação sexual exatamente no dia e hora da ovulação, pois talvez não dê tempo do seu óvulo ser fertilizado.

Lembre-se: o corpo humano não é uma máquina! É perfeitamente normal que existam variações nos ciclos naturais do corpo. Nada de ficar encanado com um dia e horário exatos para nada. Saber o dia da ovulação melhora suas chances, mas a questão não é tão simples. Por exemplo:

E se o meu ciclo for irregular?

Caso o seu ciclo seja irregular fica mais difícil saber o dia da sua ovulação, mas não se desespere. Existem outras maneiras de se diagnosticar a ovulação. Uma delas é controlando a temperatura basal do corpo. A temperatura basal é aquela do exato momento em que você acorda. Ela aumenta de 0,2 a 0,5 graus Celsius quando você ovula então você terá que fazer um controle diário. Como de nada adianta para engravidar, saber que ovulou só depois de já ter acontecido, então esse método é mais útil a longo prazo, pois ajuda você a conhecer o funcionamento do seu corpo. Perceba também que outras coisas podem afetar a temperatura do seu corpo, então não se apegue demais aos números! É muito legal ir conhecendo melhor o funcionamento do seu próprio corpo e a medição da sua temperatura basal é uma boa maneira de fazê-lo, mas nada de ficar enlouquecendo com variações da sua temperatura um pouco diferentes do que você esperava.

Outra forma de você saber quando irá ovular é prestar atenção ao muco cervical. Muco cervical fértil é um corrimento cervical que se assemelha a clara de ovo crua e aparece tipicamente nos dias anteriores a ovulação.

[hcshort id="6"]

 

 

A fertilidade do homem também é importante

Entrar em paranóia tentando adivinhar o dia da ovulação pode acabar não dando o resultado esperado. Pode ser estressante para você ter que ficar alerta a todos estes sinais. Pode ser estressante também para o seu parceiro, que pode sentir-se pressionado. Alguns casais deixam para fazer sexo apenas nos dias férteis da mulher e se esquecem que o homem também deve preocupar-se com sua fertilidade.

Estudos têm demonstrado que com 10 dias de abstinência a fertilidade do homem se reduz e com apenas dois dias ela tem o seu ápice. Por tanto o importante é que vocês mantenham uma regularidade. Sem contar que o excesso de zelo e a marcação de dias e horários para as relações sexuais pode acabar com a espontaneidade e tirar a diversão da vida sexual do casal!

Aquecer a relação é o melhor caminho

Assim, se você quer realmente garantir que irá fazer sexo no seu dia fértil, aqueça a mulher que tem dentro de você. Busque agradar seu marido com um jantar romântico, programem idas mais frequentes a motéis, descubram fantasias que agradem os dois e divirtam-se transando de 2 a 3 vezes na semana. Não deixem que o fato de quererem engravidar faça de vocês robôs programados para fazerem seu dever em horários e dias determinados. Faça deste período da vida de vocês uma diversão e, com certeza, aumentarão as chances da sua família crescer.

Tentar engravidar deve ser um período feliz e tranquilo na vida do casal. Para isso, é importante estar bem informado e não ocupar a cabeça com neuras, mitos e preocupações desnecessárias. Aprenda tudo sobre como engravidar naturalmente com o curso “Os 7 erros ao tentar engravidar e Como Engravidar Naturalmente” ! O curso é gratuito e pode ser visto neste link aqui.

Decidir pela gravidez é apenas o início de uma longa e maravilhosa jornada até a maternidade! Aproveite cada etapa, certamente todas elas deixarão muita saudade!

Gostou? Avalie nosso conteúdo:

Artigos relacionados:

1 Comment

  1. Estou adorando as dicas, por muitos médicos não te dizendo tudo que precisamos saber.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>