247x470

Com quanto tempo consigo confirmar a gravidez?

Posted in Dicas Para Engravidar | 0 comments

Com quanto tempo consigo confirmar a gravidez?
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Uma gestação pode ser confirmada tanto por meio de análises na urina, conhecidas como “testes de farmácia”, como também por avaliações sobre o sangue, estas feitas em laboratório. As duas estratégias são eficientes e detectarão a presença do hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG), produzido por mulheres exclusivamente durante a gestação, salvo raras exceções.

Entre os testes de farmácia, há variações de sensibilidade, com alguns deles, dependendo da marca, sendo capazes de identificar a sua gravidez até 12 dias após a ovulação, ainda antes do atraso menstrual. O mais seguro, entretanto, é esperar pelo menos até o primeiro dia de atraso na menstruação para fazer seu teste, o que chegaria, em média, a um tempo ideal de 14 dias após a ovulação.

O exame de sangue é mais preciso do que o de farmácia porque ele identifica a presença do hCG independentemente de sua concentração no corpo e também pode confirmar a gravidez 12 dias depois da ovulação. Geralmente, quando o teste de gravidez de farmácia aponta resultado positivo, é pouco provável que tenha havido falha. Já o contrário, quando o teste de farmácia informa resultado negativo, existe ainda a possibilidade de você estar grávida, mas ainda com pouca quantidade do hormônio em seu corpo para ser detectada. A presença do hCG aumentará conforme a gravidez seguir adiante.

Como a contagem do tempo ideal está sempre relacionada à ovulação, é bom conhecer algumas técnicas para descobrir o período em que você estará ovulando.

Como saber meu período de ovulação?

ciclo menstrual e gravidez

É importante entender o seu ciclo, se quer engravidar.

Para quem tem a menstruação bem regulada, ou seja, em intervalos iguais entre um ciclo e o próximo, é possível estimar o dia da menstruação seguinte e contar 12 dias para trás. Desta data até os quatro dias anteriores a ela é provável que haja a ovulação. Por exemplo: se for menstruar no dia 28 de um mês, sua ovulação acontecerá, provavelmente, entre os dias 12 e 16. Existem ainda testes hormonais vendidos em farmácias, parecidos com os de gravidez, e o método de ultrassonografias transvaginais feitas durante um ciclo e acompanhadas por médicos, que conseguem detectar com precisão o período de ovulação, entre outras técnicas. É bom lembrar ainda que é quase impossível identificar o dia exato em que você ovulará e, por este motivo, a recomendação é tentar encontrar o período.

Com quanto tempo consigo confirmar a gravidez por meio de testes de farmácia?

Teste de farmácia para confirmar gravidez.

Para confirmar a gravidez, o mais seguro é aguardar até pelo menos o primeiro dia de atraso menstrual.

Atualmente, superam os 97% os índices de eficácia dos testes de farmácia. Como já explicado anteriormente, há grande variação de sensibilidade de acordo com a marca. No entanto, o mais seguro é aguardar até pelo menos o primeiro dia de atraso menstrual, ou seja, 14 dias após a ovulação. Entretanto, neste período, pode ser que ainda não haja quantidade suficiente do hCG no organismo, de modo que pode acontecer o chamado resultado “falso negativo”. É compreensível a ansiedade de quem está tentando engravidar e, se você não aguentar a espera pode fazer um teste e repeti-lo alguns dias depois, se a menstruação não aparecer. A segurança para fazer o exame de farmácia será ainda maior cinco dias depois do atraso menstrual. Lembre-se: o ideal é fazer o teste com a primeira urina da manhã porque ela estará menos diluída uma vez que você ainda não terá ingerido líquidos em grandes quantidades, o que permitirá uma maior concentração do hCG. Seguindo a mesma linha de raciocínio, evite beber água antes de fazer o teste.

Com quanto tempo consigo confirmar a gravidez por meio de exames de sangue?

Exame de sangue para gravidez

Existem laboratórios que prometem resultados entre seis e oito dias após a concepção, mas a realização de exames prematuros poderá resultar em testes equivocados. Portanto, mesmo para os testes de sangue, o ideal é esperar entre 12 e 15 dias após a ovulação para fazê-los. Assim como no caso dos de farmácia, para mulheres ansiosas, nada impede que seja feito um primeiro teste de sangue e, em caso de negatividade e persistência do atraso menstrual, é possível repetir o teste de sangue alguns dias depois. Os exames de sangue são mais eficazes e precisos do que os testes de farmácia porque não estão vulneráveis à concentração do hCG. Além disso, o hormônio da gravidez está mais presente no sangue do que na urina. Os testes de sangue podem ser qualitativos ou quantitativos, quando além da presença do hormônio em si, é identificada a subunidade ‘Beta’ no hCG, dai o teste ser conhecido como Beta hCG. O exame de sangue quantitativo, além de dizer se você está ou não grávida, fornecerá o tempo de sua gestação.

Em caso de resultado positivo para a gravidez, deve-se procurar um médico para garantir tanto a sua saúde como a de seu bebê.

Gostou? Dê sua nota ao nosso conteúdo:

Artigos relacionados:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>